A História Do Surf em Florianópolis
Esse livro tem como objetivo analisar e comprender a história do surf em Florianópolis ; mostrando a cultura do esporte e o surfista como atuais personagens do século XXI, seu modo de viver, costumes e sua relação com a natureza.
A idéia surgiu da minha própria experiência como participadora ativa de algumas atividades relacionadas ao surf e graduanda de jornalismo. Apaixonada por esse esporte, estive mais atenta a essa modalidade depois que realizei meus projetos de video, rádio e mídia impressa baseados nos conceitos sobre surf.
Desde o primeiro contato com festas e camperonatos de surf, senti que essas manisfestações de caráter coletivo estavam expressando algo que vinha da necessidade de coletividade urbana do ser humano. Percebi que nessas "reuniões" havia muito mais do que um momento de diversão. Que era ali, aonde as pessoas se encontravam todas juntas, que acontecia algo mágico, abandono do eu em prol de um todo unificado. Logo fiz associações com o movimento hippie. Foram grandes descobertas e encontros com esta maravilhosa tribo do surf.
Entretanto, percebo como é complicado obter informações sobre " a tribo do surf", que para muitos é considerada um mundo de mistérios; para outros, de espetáculo.
Para entendê-lo, é necessário explorar o mundo particular que compõe este esporte, quais práticas o mostra tão diferente e por fim, como ele é praticado por um grupo que se identifica como "tribo".
Para que eu possa construir minha argumentação e não só me basear em impressões pessoais, faz-se inevitável uma fundamentação teórica que explique, se existe mesmo uma identidade no surfista ou o capitalismo já a dominou.
VC que tem interesse sobre este esporte pratica ou apenas é um admirador das ondas surfadas . Deixe recado e se expresse sobre este esporte quem sabe sua história ou seu conhecimento sobre o esporte poderá entrar neste livro em breve... PARTICIPE..... Deixe sua opinião nest blogg ou mande e-mail para julianaguima81@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário